Um ano com a disposição de tornar seu minuto mais produtivo. E o presente será todo seu

(Fonte da imagem: VEJA Rio)
Boa tarde pessoal. Diferente dos últimos dois meses, em que quando muito postei neste blog na ordem de duas vezes a cada semana (devido à agenda acadêmica pesadíssima que marcou e está marcando o meu quinto dos infernos período do meu curso), excepcionalmente hoje farei um post especial para comemorar o primeiro aniversário do Minuto Produtivo. 

Antes de nada, tentarei resumir um pouco sobre a história deste blog que apesar de novo, faz sucesso até (considerando o conteúdo das postagens e a intenção de alcance do mesmo). Quando tive a ideia de fazer um blog, há exatamente um ano, em um momento bastante delicado para a minha vida, quando meu pai foi ao hospital pela última vez (para não voltar mais, infelizmente) para continuar lutando contra um tipo raro de câncer em estágio avançado, eu pensava em uma nova abordagem, algo um pouco diferente dos blogs que já criei e seja por falta de tempo ou mesmo de saco vontade, acabava deixando de postar e deixava a página às moscas. Então, para evitar isso, tentei de certa forma fazer deste espaço um lugar no qual eu pudesse comentar e opinar sobre diversos fatos e assuntos, desde aqueles relacionados ao meu curso até assuntos completamente sem sentido, passando por esporte, política e economia, sempre com (pelo menos) o intuito de reproduzir minha visão de mundo e o que acabei ganhando ao longo dos meus períodos de Engenharia de Produção.

Apesar disso, em nenhum momento pensei em transformar este blog em uma página acadêmica ou técnica, até porque diante da variedade de assuntos que seriam abordados ao longo destes 365 dias isso se tornaria impossível. Mas também não queria deixar esta página personalista demais, uma vez que já pensava em algum momento formar uma equipe, como aconteceria mais tarde. Diante disso, escolhi um nome bastante simples e de um certo modo inédito (fiquei surpreso porque ninguém pensou em um nome desses antes, para ser sincero). Diante disso escolhi batizar o blog com o nome "Minuto Produtivo".

Conforme dito na descrição desta página, este blog é um projeto independente e continuará sendo assim, elogiando o que/quem deve ser elogiado e criticando o que/quem deve ser criticado, e sempre que possível buscando soluções que amenizem os problemas existentes que nos cercam e aprimorando o que já está bom. É evidente que em alguns momentos não só eu como a equipe deste espaço não se esquivou (e continuará não se esquivando) de temas polêmicos e mostrou seus pontos de vista sem permitissem que eventuais visões ideológicas (eu particularmente compartilho a ideia de que quando o uso da ideologia supera o da lógica abre-se o caminho para raciocínios absurdos) se sobrepusessem a uma análise fria e lógica dos fatos. E saiba você, leitor deste blog, se você acredita nisso, este é o seu lugar.

Ao longo deste ano, após 280 postagens e mais de 15000 visualizações, não só do Brasil, como também de outros países como EUA, Alemanha, Rússia, França, Portugal, Ucrânia, Canadá, Coreia do Sul e Reino Unido, o blog passou por diversas mudanças. Uma delas é a equipe, atualmente composta por três pessoas e que até o final deste semestre (semestre civil, e não o letivo, diga-se de passagem) passará a ter cinco (e sete até o final deste ano). Outra é que o blog mudou sua identidade visual quando completou seis meses de vida, bem como sua aparência. Sem contar que na virada do ano ele passou por um belo tapa no visual, e está com essa "cara" até hoje. Além disso, desde o início do ano houve a preocupação em dar uma formatação digamos que "padrão" às postagens, de forma a dar uma melhor aparência e visibilidade às mesmas.

Como uma breve retrospectiva, confira as postagens deste período que ficaram entre as mais vistas, mês a mês (verificação feita às 10h de hoje):













E também é claro que nesta postagem serão anunciadas algumas novidades tanto para o blog como para suas extensões nas redes sociais. Algumas delas eu, como editor-chefe e fundador do blog, tenho o prazer de anunciar:

Continuação da série especial de um ano do blog (posts semanais todo final de semana, até o terceiro final de semana de junho) - O próximo post tratará sobre uma alternativa para a construção do superporto no ES;

Mudança visual no blog;

Posts especiais para a temporada de inverno (de 01/05 a 30/09);

Momentos de interatividade com o leitor, com direito a enquetes e entrevistas;

Debates sobre diversos assuntos;

Enfim, essas são algumas novidades que prometo para vocês como meta a ser cumprida até 18/04/2014. Mas você pode sugerir alguma mudança ou ainda algo mais para o blog. Tem a fanpage no Facebook, o perfil no Twitter, além do email: minutoprodutivo@hotmail.com. Se você preferir, poderá enviar uma mensagem ao editor-chefe (vá a guia "Equipe", logo abaixo da capa e lá tem um link no qual você pode acessar meu perfil no Facebook). A medida que der tempo responderei às eventuais sugestões.

Sem mais delongas, o aniversário é do blog, mas o presente é e será todo seu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM 2015 e o orgasmo da esquerda festiva

Dando-se tempo ao tempo: cadê as vantagens do porto de Mariel?

Não, Juan Arias. Dilma não se transformou