Rua de Lazer, Lazer na Orla, não importa...O que importa e que tenhamos mais iniciativas como essa

(Fonte da imagem: Gazeta Online)
Boa tarde pessoal. Hoje utilizarei o Minuto Produtivo para comentar uma iniciativa da atual administração da prefeitura de Vila Velha, que fechará um trecho de uma via localizada na orla do município aos domingos e feriados das 8h às 13h. Segue abaixo uma matéria do portal Gazeta Online. Volto depois.

"A orla de Vila Velha vai se transformar aos domingos e feriados. A partir do próximo dia 26, haverá um espaço destinado à prática de esportes e lazer de pedestres na praia de Itaparica. Com funcionamento semelhante ao projeto Rua de Lazer de Vitória, haverá o fechamento de um sentido da Avenida Estudante José Júlio de Souza na orla canela-verde, das 8h às 13h. A inauguração acontece dentro das comemorações dos 478 anos de Vila Velha.

No município, o novo espaço ganhou o nome de 'Lazer na Orla' e vai funcionar no trecho entre a rotatória no final da praia de Itaparica e a entrada da Rua Itaiabaia. O sentido Itapoã da via será fechado para a pratica de esportes.

Segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), o objetivo do projeto é permitir que as famílias procurem a orla para o lazer e também para a convivência. “Queremos promover a prática de atividades de lazer, esportivas e recreação cultural, como forma de ocupação sadia do tempo livre, visando o desenvolvimento saudável do corpo, da mente e proporcionando o crescimento da qualidade de vida”, destaca.

Avenida Estudante José Júlio de Souza foi escolhida para iniciar o projeto, segundo o prefeito Rodney, porque é uma via de mão dupla e a interdição não atrapalharia a fluidez da mobilidade aos domingos e feriados. 

“Definimos esse local porque é de fácil acesso para a população, é perto da praia e não tumultua o trânsito. Elaborar esse projeto na Praia da Costa hoje seria impossível por causa do trânsito”, explica.

Novas ruas destinadas ao lazer da população terão alguns trechos interditados, mas ainda não há prazo para a criação. “Pretendemos levar o projeto para outras ruas e praças de vários bairros, inclusive, com preferência para as áreas mais carentes de Vila Velha”, afirma o prefeito. [...]"

Voltei...

De fato, a iniciativa é muito boa e particularmente eu apoio a expansão dessa medida, uma vez que minimamente uma vez por semana pelo menos um trecho de uma rua seria reservado para servir como algo que funcionava em várias ruas de diversas cidades de nosso estado (para não dizer de nosso país) e que acabou sendo perdido com o tempo: um espaço de lazer e convivência.

Quanto às críticas em relação aos impactos relacionados à fluidez no trânsito, conforme dito na matéria, eles seriam menores pelo fato de que apenas um sentido da via seria interditado e acrescento isso ao fato de que mesmo considerando que tanto a orla de Vila Velha como a orla de Camburi estão entre os principais destinos da população da RMGV aos domingos e feriados, o trânsito em tais dias é reduzido o suficiente para dar margem a se tomar tal decisão. A propósito, custa pelo menos uma vez por semana deixar o carro na garagem?

Vou mais além: não só domingos e feriados algumas ruas deveriam ser reservadas de forma a se transformarem em áreas de lazer e convivência, mas essa medida poderia se estender aos sábados. E o horário dessa iniciativa poderia ser mais extenso. 8h às 18h no horário "normal" e 8h às 20h no horário de verão seria uma boa ideia.

Enfim, parabéns ao prefeito de Vila Velha (Rodney Miranda) por tal iniciativa e pelo prefeito de Vitória (Luciano Rezende) em dar continuidade à iniciativa do antecessor (João Coser). E espero que o atual prefeito da cidade onde moro, Cariacica (Juninho), possa ter uma iniciativa semelhante. Que tal um sentido da Av. Jocarly Gomes Salles ou até mesmo um trecho da Expedito Garcia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, Juan Arias. Dilma não se transformou

Dando-se tempo ao tempo: cadê as vantagens do porto de Mariel?

ENEM 2015 e o orgasmo da esquerda festiva