Brasil tem o pior desempenho do G-20

(Fonte da imagem: Instituto Mises Brasil)
A produção de bens e serviços (PIB) do grupo das 19 economias mais poderosas do mundo mais a Rússia (G-20) avançou 0,9% no terceiro trimestre em relação ao anterior – calcula a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No segundo trimestre, a variação havia sido positiva em 0,8%.

A China foi a economia que mais cresceu no período: 2,2%. A Índia, em segundo lugar, avançou 1,9%. A indonésia, na sequência, teve expansão de 1,3% no intervalo.

No Brasil, dono da rabeira da lista, o PIB foi negativo em 0,5% no terceiro trimestre - como divulgado recentemente pelo IBGE.

Veja no gráfico abaixo como evoluíram as economias do G-20 que já tiveram o PIB do terceiro trimestre calculado.

(Fonte da imagem: Estadão)
Fonte: Estadão

NOTA: Apesar do fato de que não vamos igualar ou superar o desempenho pífio de 1% (valor revisado) do ano passado, 2013 pode muito bem ser considerado como mais um ano perdido para a economia do país (e olha que o acerto de contas ainda nem chegou, como nos países europeus). E ontem, Guido Mantega disse uma obviedade (talvez algo para variar um pouco depois de tantas previsões erradas): "[A] economia brasileira está crescendo com duas pernas mancas". Dá para perceber...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dando-se tempo ao tempo: cadê as vantagens do porto de Mariel?

Não, Juan Arias. Dilma não se transformou

ENEM 2015 e o orgasmo da esquerda festiva